Prefac Impermeabilizações
 
 
 
   
O que é Impermeabilização?

Impermeabilizar é, em uma de suas definições, a metodologia adotada por meio da utilização de sistemas impermeabilizantes, com o objetivo da proteção das construções, evitando a passagem indesejável de líquidos ou vapores.

A grande maioria dos elementos que compõe uma construção como concreto, alvenarias, revestimentos e etc, não resistem as ações do tempo, sofrendo ação da água, oxigênio, vapores agressivos, poluição, maresia, chuvas ácidas, lençol freático, etc...

A importância da impermeabilização está, justamente, na proteção da construção contra estes agentes agressivos.
A falta ou a inadequada utilização dos sistemas impermeabilizantes gera, além da perda da habitalidade da construção, degradação do concreto, corrosão das armaduras, empolamento de tintas e outros revestimentos, comprometendo assim a durabilidade da edificação.

Avaliar cuidadosamente a relação custo benefício de uma boa impermeabilização também é um ponto importante. Os custos de uma boa impermeabilização podem variar de 1% a 3% em média, do custo total de uma obra. Enquanto que, se refazer uma impermeabilização onde a obra já está concluída, pode gerar um custo de 10% a 15% em média, do custo total da obra, pois além dos custos com a impermeabilização em si, haverá também custos com demolições e readequação da área.

Outros danos causados pela falta ou inadequação são os prejuízos financeiros, os danos à saúde e em alguns casos a perda de vidas humanas.