Prefac Impermeabilizações
 
 
 
   
Umidade

Um dos grandes problemas nas construções é a umidade. Ela tem grande relação com diversos malefícios causados à estrutura e estética da casa. Pode causar corrosão nas estruturas, provocar manchas de bolor, mofo nas superfícies e goteiras, além de males à saúde humana.

A umidade pode estar relacionada a vários problemas, tais como:
 
Umidade do Solo: É natural da terra. O concreto da fundação acaba absorvendo, fazendo chegar até a superfície causando prejuízos como deslocamento do piso, e/ou bolor em rodapés.
Água de Percolação: Geralmente é a água da chuva que cai e escorre (ou seja, não exerce pressão sobre a superfície). Provoca, por exemplo, infiltração na laje da varanda.
Condensação: è o vapor que fica no banheiro depois de um banho quente deixando a superfície dos azulejos úmida. Este é um dos problemas que causam o bolor no forro.
Água sob pressão: É quando a força da água se aplica sobre a laje ou paredes. Nas piscinas, é conhecida como água sob pressão positiva pois empurra a camada protetora de dentro para fora e se encontrar falha, gera vazamento. Há também a água sob pressão negativa, que vem da terra e provoca bolor em paredes no subsolo.

Por isso, todos os projetos da obra devem levar em consideração o fator umidade. As partes hidráulicas, de paisagismo e áreas frias, requerem cuidados especiais com a utilização de protetivos e impermeabilizantes para se evitar problemas futuros aumentando os gastos com reparos.

Créditos:
Guia Técnico de Produtos - Clarus Technology 2007