Prefac Impermeabilizações
 
 
 
   
Umidade x Custo de Impermeabilização

Infiltrações resultam em paredes estufadas, descascando ou manchadas aliadas a um forte cheiro de mofo. Ocorrem na construção devido aos danos causados pelas chuvas e também por vazamentos e problemas no sistema hidráulico. Muitas vezes, o problema surge quando há uma fissura na laje ou telhas quebradas o que faz a água da chuva entrar.

A falta de informações necessárias ao consumidor é uma das maiores causas da falta da impermeabilização. Além de proteger o patrimônio, a impermeabilização também previne contra os males causados pela umidade.
Outro fator apontado pelos consumidores pela não impermeabilização é o custo elevado, o que não é verdade.

Segundo pesquisas realizadas por órgãos confiáveis, o custo de uma impermeabilização adequada corresponde 1% a 3% do valor da obra. Esse custo pode aumentar 5 vezes em casos em que não foi feita uma prevenção. Quando a impermeabilização é adotada para correção em obras em que não houve impermeabilização adequada, este custo pode ser de 16% a 19% do valor da obra.

De acordo com o IBGE 30,48% das queixas com moradia são relativos ao excesso de umidade. Este problema poderia ser evitado fazendo-se uma impermeabilização dentro dos padrões de qualidade, ou seja, da fundação ao acabamento.